O vídeo acima mostra uma falsa entrevista para comercial de TV na Lituânia. Um candidato negro pede para as pessoas que estão também participando da seleção, para traduzirem uma postagem em seu Facebook. O material serve para boas reflexões em sala de aula.
" A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar". Eugênio Cunha
24 de junho de 2015
Experiência sobre racismo.
O vídeo acima mostra uma falsa entrevista para comercial de TV na Lituânia. Um candidato negro pede para as pessoas que estão também participando da seleção, para traduzirem uma postagem em seu Facebook. O material serve para boas reflexões em sala de aula.
28 de maio de 2015
Food Revolution Cieja.
14 de maio de 2015
Educação Física no Cieja
Começamos o mês de abril com força total. Recebemos a Professora Priscyla de Educação Física que veio somar ao grupo com sua experiência na área.
O trabalho de educação Física tem como objetivo promover a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais, possibilitando o trabalho com a timidez, a autoestima, o convívio e o conhecimento do corpo, assim como as relações interpessoais necessárias ao desenvolvimento da cidadania.
Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento. Criar condições para que os alunos apreciem e desfrutem de eventos e manifestações culturais. Usufruir o tempo livre de lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida.
Aprender a aproveitar o período de lazer para a ampliação das relações interpessoais dentro da comunidade. A partir do conhecimento sobre o corpo, a formar de hábitos de cuidado pessoal, para a melhoria da qualidade de vida e no seu bem-estar.
13 de maio de 2015
Você gostaria de aprender a jogar xadrez?
- Trabalha e potencializa sua concentração.
- Desenvolve o pensamento lógico e a criatividade.
- Auxilia na resolução de situações-problema e no auto-controle.
- Colabora de forma favorável nas relações humanas através do respeito e compreensão de regras.
Suas múltiplas virtudes contribuem para a formação de melhores cidadãos e ajuda na aprendizagem.Você ainda pode usar as oficinas de xadrez para reposição de aulas e compor seus extra-classes.
Participe: todas as sextas-feiras das 10:00 as 11:30.
A ARTE TOMA CONTA DAS AULAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CIEJA.
Obras de Tarsila do Amaral: O Vendedor de Frutas, A Cuca e o Abaporu. |
PROJETO MULHER ESPECIAL
A importância da mulher e seu papel na sociedade foi discutida por todos educandos em grupo com a mediação dos professores da área de Linguagens e Códigos. O grupo também buscou inspiração nas mulheres especias presentes em suas vidas.
30 de abril de 2015
O desafio venceu o medo
Em nossa escola estão matriculados 120 alunos com necessidades especiais. Na reunião de planejamento do inicio do ano letivo a Diretora da Unidade Sra. Merci propôs um passeio para o Zoológico envolvendo todos os discentes – Já é uma prática da Unidade proporcionar passeios aos alunos. Sabíamos da responsabilidade deste, mas todos se dispuseram a enfrentar o desafio. Reservamos dois ônibus e preparamos a divulgação do evento.
Em apenas dois dias lotamos os dois ônibus e ficamos com uma longa lista de espera – Fruto da confiança dos pais em nosso trabalho. Neste momento contamos com a parceria da DRE-Itaquera na figura dos Senhores Wilson e Ronaldo que gentilmente remanejaram um ônibus reservado para outro passeio futuro, para que pudéssemos atender a demanda.
De imediato entramos em contato com o setor de agendamento do Zoológico – SP para alterar o número de visitantes.
O desafio estava apenas começando, preparar listas, crachás, providenciar cópias de laudos, etc. A diretora da Unidade entrou em contato com todos os condutores do transporte gratuito (Vai e Volta) e com a parceria de todos garantiu o transporte da sua residência até a escola e o seu retorno da escola ao seu lar. Oitenta e sete alunos com necessidades especiais, entre eles oito cadeirantes, um cego e trinta e quatro alunos que demonstraram interesse em participar da visita.
O desafio estava posto. Como
mobilizar a equipe para acompanhar esses alunos e manter a unidade em funcionamento?
Dois coordenadores, dois auxiliares
de vida escolar, cinco professores, quatro agentes escolares, dois estagiários
e um ex-aluno condutor Sr. Adilson (voluntário) acompanharam o grupo. Uma
grande força tarefa com alguns familiares para embarcar e desembarcar os
cadeirantes no veículo.
Havia ainda outro problema. A previsão do Climatempo
apontava para um dia chuvoso – outra preocupação.
Não choveu o que vimos foi
muito brilho nos olhos.
Observando as imagens é
evidente a alegria de todos: colaboradores e alunos.
Foi um dia especial que
reforça a necessidade que temos de nos humanizar, de praticar a solidariedade e
o amor ao próximo.
O Cieja-Itaquera vem trabalhando incessantemente para tornar-se uma escola inclusiva, garantindo a todos uma permanência com qualidade.
O desafio tem vencido nossos medos. Gratidão a todos, sempre!
Currículo promotor de autonomia
Este ano nosso projeto especial de ação fala sobre
ressignificação de currículo e pedagogia de trabalho por projetos, ou seja,
construção coletiva de um caminho pedagógico que busca a participação efetiva
dos educandos e que valoriza seus saberes e a diversidade cultural.
Estamos estudando o tema e concordamos que conhecer uma
unidade educacional que trabalha nesta perspectiva com seus educandos e com a
comunidade escolar seria uma oportunidade impar de reconhecer praticas inovadoras
e trocar experiências sobre a experiência do trabalho por projetos.
Na reunião pedagógica de 17 de abril de 2015, mobilizamos os
professores e funcionários para uma visita a EMEF Des. Amorim Lima na DRE
Butantã, foi uma experiência única e enriquecedora, fomos recepcionados por
alunos da unidade que nos apresentaram toda escola e o esquema de roteiros que
os educandos seguem em seu processo de ensino-aprendizagem. Nossos professores
fizeram muitas perguntas e observaram que algumas estratégias de ensino nós
podemos adotar para o currículo do Cieja Itaquera, como por exemplo: a
interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e a forma como
as aulas são estruturadas, promovendo autonomia e espírito investigativo.
A escola Amorim Lima oferece também projetos diversificados
de dança, lutas, artesanato, entre outros que propiciam uma vivência cultural e
social fundamental aos seus educandos e isto é o que nós também estamos
tentando constantemente desenvolver na rotina do Cieja. A visita foi ótima, nos rendeu muitas reflexões e
possibilidades de futuros trabalhos nesta perspectiva da qualidade social da
educação.
15 de abril de 2015
Crise hídrica
Com a crise hídrica instalada, este assunto foi pontuado nas aulas
de Ciências da Natureza com o propósito de conhecer o que os alunos sabiam
sobre o tema e o que poderíamos contribuir para o desenvolvimento do
consumo consciente.
Os alunos não
entendiam se o problema de falta de água decorria apenas pela ausência de
chuvas ou se havia outros complicadores.
E como a cidade
ficava alagada com as chuvas enquanto as represas mantinham o nível baixo.
A partir destes questionamentos foi possível criar uma interação com o tema, na ocasião os
professores explicaram como foi formado o sistema Cantareira (um dos principais
sistemas que abastecem a cidade) e como a estiagem e a falta de investimentos
vêm castigando toda a população que depende do Cantareira.
Para concluir os professores exibiram filmes sobre a temática e instigaram os alunos ao debate.
Após muitas rodas
de conversas, foram gravados depoimentos em vídeos, produção de textos e frases
que passaram a fazer parte dos móbiles espalhados pelo pátio (estes produzidos
pelos alunos do Grêmio).
Saímos do debate com a certeza de que todos estão conscientes da real necessidade de mudar hábitos de consumo deste bem tão precioso.
13 de abril de 2015
Projeto Identidade
CIÊNCIAS HUMANAS –
MÓDULO III – 1º BIMESTRE
Por Profº Marcos Vitorino
Busca compreender que cada um de nós é um ser único, repleto de especificidades,
mas também com características de identificação com determinados grupos e reconhecer-se enquanto membro pertencente a um grupo
regional, com suas características próprias e de um grupo maior, ou seja,
pertencente ao povo brasileiro.
E dessa forma conhecer aspectos culturais, econômicos, políticos e
físicos do Brasil.
O tema veio de encontro com as propostas curriculares de
História e Geografia para os 6º e 7º anos
Também vimos a necessidade de contextualizar indivíduo e
identidade como parte de um todo social em constante desenvolvimento e
transformação.
Buscamos elevar a autoestima enquanto indivíduo e enquanto
brasileiro, percebendo a riqueza de nossa cultura, da nossa gente, das nossas potencialidades
etc.
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