24 de junho de 2015

Experiência sobre racismo.



O vídeo acima mostra uma falsa entrevista para comercial de TV na Lituânia. Um candidato negro pede para as pessoas que estão também participando da seleção, para traduzirem uma postagem em seu Facebook. O material serve para boas reflexões em sala de aula.

A história da arte através de um criativo videoclip


28 de maio de 2015

Ressignificando o Currículo no Cieja.

As aulas de ciências da natureza no Cieja Itaquera são experiências únicas e os educandos aprendem na prática do conteúdo em movimento.

Profº Osmar e os educandos do Mód IV B. Reaproveitamento do óleo, confecção de sabão.



Oficina de Dama .

Food Revolution Cieja.

A equipe de merendeiras do Cieja Itaquera mais uma vez arrasou na elaboração de uma receita diferente com ingredientes do cotidiano. O food Revolution já é um sucesso entre os educandos e os pratos são surpreendentes.

Maria Alice, Danuzia e Neide. Macarrão ao forno com frios.


Cida, Alessandra e Valéria. Com o delicioso patê de sardinha.

 

O remédio mais eficiente.Visita a nossa querida aluna Juliana Caroline.

Nossos educandos foram visitar nossa aluna Juliana Caroline do
mód IV E, contamos também com a presença da AVE Márcia e do Profº Renato.
 
 
 Juliana
 está se recuperendo e adorou a visita. Sua família preparou um delicioso café e todos nós estamos aguardando sua volta.

Dia do desafio

No dia 27/05/2015 a proposta foi movimentar o corpo e estimular a pratica de exercícios fisícos com o DIA DO DESAFIO no Cieja Itaquera.Toda comunidade escolar participou e aprovou o movimento.



 

14 de maio de 2015

Educação Física no Cieja


Começamos o mês de abril com força total. Recebemos a Professora Priscyla de Educação Física que veio somar ao grupo com sua experiência na área.
O trabalho de educação Física tem como objetivo promover a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais, possibilitando o trabalho com a timidez, a autoestima, o convívio e o conhecimento do corpo, assim como as relações interpessoais necessárias ao desenvolvimento da cidadania. 


Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento. Criar condições para que os alunos apreciem e desfrutem de eventos e manifestações culturais. Usufruir o tempo livre de lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida. 



Aprender a aproveitar o período de lazer para a ampliação das relações interpessoais dentro da comunidade. A partir do conhecimento sobre o corpo, a formar de hábitos de cuidado pessoal, para a melhoria da qualidade de vida e no seu bem-estar.




13 de maio de 2015

Você gostaria de aprender a jogar xadrez?



Você conhece os benefícios e a importância de aprender a jogar xadrez?

  • Trabalha e potencializa sua concentração.
  • Desenvolve o pensamento lógico e a criatividade.
  • Auxilia na resolução de situações-problema e no auto-controle.
  • Colabora de forma favorável nas relações humanas através do respeito e compreensão de regras.

Suas múltiplas virtudes contribuem para a formação de melhores cidadãos e ajuda na aprendizagem.Você ainda pode usar as oficinas de xadrez para reposição de aulas e compor seus extra-classes.
Participe: todas as sextas-feiras das 10:00 as 11:30.



A ARTE TOMA CONTA DAS AULAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CIEJA.


Nas aulas de Linguagens e Códigos os educandos tem a oportunidade de apropriar-se de varias formas de expressões e conhecer o trabalho de variados artistas.Neste bimestre conheceram as obras da modernista Tarsila do Amaral e do contemporâneo Romero Brito.


 Através destas oficinas nossos educandos compreenderam as diferentes formas de expressão e reconheceram que as obras podem ser acessíveis na produção de releituras e na comercialização em grande de produtos de uso cotidiano.

Obras de Tarsila do Amaral: O Vendedor de Frutas, A Cuca e o Abaporu. 

PROJETO MULHER ESPECIAL


A importância da mulher e seu papel na sociedade foi discutida por todos educandos em grupo com a mediação dos professores da área de Linguagens e Códigos. O grupo também buscou inspiração nas mulheres especias presentes em  suas vidas.

O debate propiciou reflexões sobre gênero e preconceito sofrido por essas mulheres, e sobre como combatê-los.


30 de abril de 2015

O desafio venceu o medo



Em nossa escola estão matriculados 120 alunos com necessidades especiais. Na reunião de planejamento do inicio do ano letivo a Diretora da Unidade Sra. Merci propôs um passeio para o Zoológico envolvendo todos os discentes – Já é uma prática da Unidade proporcionar passeios aos alunos. Sabíamos da responsabilidade deste, mas todos se dispuseram a enfrentar o desafio. Reservamos dois ônibus e preparamos a divulgação do evento.


Em apenas dois dias lotamos os dois ônibus e ficamos com uma longa lista de espera – Fruto da confiança dos pais em nosso trabalho. Neste momento contamos com a parceria da DRE-Itaquera na figura dos Senhores  Wilson e Ronaldo   que gentilmente remanejaram um ônibus reservado para outro passeio futuro, para que pudéssemos atender a demanda.


De imediato entramos em contato com o setor de agendamento do Zoológico – SP para alterar o número de visitantes.

O desafio estava apenas começando, preparar listas, crachás, providenciar cópias de laudos, etc. A diretora da Unidade entrou em contato com todos os condutores do transporte gratuito (Vai e Volta) e com a parceria de todos garantiu o transporte da sua residência até a escola e o seu retorno da escola ao seu lar. Oitenta e sete alunos com necessidades especiais, entre eles oito cadeirantes, um cego e trinta e quatro alunos que demonstraram interesse em participar da visita.

O desafio estava posto. Como mobilizar a equipe para acompanhar esses alunos e manter a unidade em funcionamento?

Dois coordenadores, dois auxiliares de vida escolar, cinco professores, quatro agentes escolares, dois estagiários e um ex-aluno condutor Sr. Adilson (voluntário) acompanharam o grupo. Uma grande força tarefa com alguns familiares para embarcar e desembarcar os cadeirantes no veículo. 

Havia ainda outro problema. A previsão do Climatempo apontava para um dia chuvoso – outra preocupação. 

Não choveu o que vimos foi muito brilho nos olhos. 

Observando as imagens é evidente a alegria de todos: colaboradores e alunos.
Foi um dia especial que reforça a necessidade que temos de nos humanizar, de praticar a solidariedade e o amor ao próximo.










 O Cieja-Itaquera vem trabalhando incessantemente para tornar-se uma escola inclusiva, garantindo a todos uma permanência com qualidade.

O desafio tem vencido nossos medos. Gratidão a todos, sempre!











Currículo promotor de autonomia


Este ano nosso projeto especial de ação fala sobre ressignificação de currículo e pedagogia de trabalho por projetos, ou seja, construção coletiva de um caminho pedagógico que busca a participação efetiva dos educandos e que valoriza seus saberes e a diversidade cultural.
Estamos estudando o tema e concordamos que conhecer uma unidade educacional que trabalha nesta perspectiva com seus educandos e com a comunidade escolar seria uma oportunidade impar de reconhecer praticas inovadoras e trocar experiências sobre a experiência do trabalho por projetos.
Na reunião pedagógica de 17 de abril de 2015, mobilizamos os professores e funcionários para uma visita a EMEF Des. Amorim Lima na DRE Butantã, foi uma experiência única e enriquecedora, fomos recepcionados por alunos da unidade que nos apresentaram toda escola e o esquema de roteiros que os educandos seguem em seu processo de ensino-aprendizagem. Nossos professores fizeram muitas perguntas e observaram que algumas estratégias de ensino nós podemos adotar para o currículo do Cieja Itaquera, como por exemplo: a interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e a forma como as aulas são estruturadas, promovendo autonomia e espírito investigativo.
A escola Amorim Lima oferece também projetos diversificados de dança, lutas, artesanato, entre outros que propiciam uma vivência cultural e social fundamental aos seus educandos e isto é o que nós também estamos tentando constantemente desenvolver na rotina do Cieja. A visita foi ótima, nos rendeu muitas reflexões e possibilidades de futuros trabalhos nesta perspectiva da qualidade social da educação.




15 de abril de 2015

Crise hídrica

Com a crise hídrica instalada, este assunto foi pontuado nas aulas de Ciências da Natureza com o propósito de conhecer o que os alunos sabiam sobre o tema e o que poderíamos contribuir para o desenvolvimento do consumo consciente.

Os alunos não entendiam se o problema de falta de água decorria apenas pela ausência de chuvas ou se havia outros complicadores.
E como a cidade ficava alagada com as chuvas enquanto as represas mantinham o nível baixo.

A partir destes questionamentos foi possível criar uma interação com o tema, na ocasião os professores explicaram como foi formado o sistema Cantareira (um dos principais sistemas que abastecem a cidade) e como a estiagem e a falta de investimentos vêm castigando toda a população que depende do Cantareira.
Para concluir os professores exibiram filmes sobre a temática e instigaram os alunos ao debate.

Após muitas rodas de conversas, foram gravados depoimentos em vídeos, produção de textos e frases que passaram a fazer parte dos móbiles espalhados pelo pátio (estes produzidos pelos alunos do Grêmio). 

Saímos do debate com a certeza de que todos estão conscientes da real necessidade de mudar hábitos de consumo deste bem tão precioso.

13 de abril de 2015

Projeto Identidade

CIÊNCIAS HUMANAS – MÓDULO III – 1º BIMESTRE
Por Profº Marcos Vitorino

O projeto teve como objetivo perceber a identidade enquanto um processo de formação contínua, que traz elementos psíquicos, culturais, sociais.
Busca compreender que cada um de nós é um ser único, repleto de especificidades, mas também com características de identificação com determinados grupos e reconhecer-se enquanto membro pertencente a um grupo regional, com suas características próprias e de um grupo maior, ou seja, pertencente ao povo brasileiro.
E dessa forma conhecer aspectos culturais, econômicos, políticos e físicos do Brasil.
 O tema veio de encontro com as propostas curriculares de História e Geografia para os 6º e 7º anos
Também vimos a necessidade de contextualizar indivíduo e identidade como parte de um todo social em constante desenvolvimento e transformação.
Buscamos elevar a autoestima enquanto indivíduo e enquanto brasileiro, percebendo a riqueza de nossa cultura, da nossa gente, das nossas potencialidades etc.
O trabalha desenvolveu-se com aulas teóricas de leitura e interpretação de textos e imagens, apresentação de vídeos, trabalhos em grupos com cartazes, seminários, culinária etc.