30 de abril de 2015

Currículo promotor de autonomia


Este ano nosso projeto especial de ação fala sobre ressignificação de currículo e pedagogia de trabalho por projetos, ou seja, construção coletiva de um caminho pedagógico que busca a participação efetiva dos educandos e que valoriza seus saberes e a diversidade cultural.
Estamos estudando o tema e concordamos que conhecer uma unidade educacional que trabalha nesta perspectiva com seus educandos e com a comunidade escolar seria uma oportunidade impar de reconhecer praticas inovadoras e trocar experiências sobre a experiência do trabalho por projetos.
Na reunião pedagógica de 17 de abril de 2015, mobilizamos os professores e funcionários para uma visita a EMEF Des. Amorim Lima na DRE Butantã, foi uma experiência única e enriquecedora, fomos recepcionados por alunos da unidade que nos apresentaram toda escola e o esquema de roteiros que os educandos seguem em seu processo de ensino-aprendizagem. Nossos professores fizeram muitas perguntas e observaram que algumas estratégias de ensino nós podemos adotar para o currículo do Cieja Itaquera, como por exemplo: a interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e a forma como as aulas são estruturadas, promovendo autonomia e espírito investigativo.
A escola Amorim Lima oferece também projetos diversificados de dança, lutas, artesanato, entre outros que propiciam uma vivência cultural e social fundamental aos seus educandos e isto é o que nós também estamos tentando constantemente desenvolver na rotina do Cieja. A visita foi ótima, nos rendeu muitas reflexões e possibilidades de futuros trabalhos nesta perspectiva da qualidade social da educação.




Nenhum comentário: