Este ano nosso projeto especial de ação fala sobre
ressignificação de currículo e pedagogia de trabalho por projetos, ou seja,
construção coletiva de um caminho pedagógico que busca a participação efetiva
dos educandos e que valoriza seus saberes e a diversidade cultural.
Estamos estudando o tema e concordamos que conhecer uma
unidade educacional que trabalha nesta perspectiva com seus educandos e com a
comunidade escolar seria uma oportunidade impar de reconhecer praticas inovadoras
e trocar experiências sobre a experiência do trabalho por projetos.
Na reunião pedagógica de 17 de abril de 2015, mobilizamos os
professores e funcionários para uma visita a EMEF Des. Amorim Lima na DRE
Butantã, foi uma experiência única e enriquecedora, fomos recepcionados por
alunos da unidade que nos apresentaram toda escola e o esquema de roteiros que
os educandos seguem em seu processo de ensino-aprendizagem. Nossos professores
fizeram muitas perguntas e observaram que algumas estratégias de ensino nós
podemos adotar para o currículo do Cieja Itaquera, como por exemplo: a
interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e a forma como
as aulas são estruturadas, promovendo autonomia e espírito investigativo.
A escola Amorim Lima oferece também projetos diversificados
de dança, lutas, artesanato, entre outros que propiciam uma vivência cultural e
social fundamental aos seus educandos e isto é o que nós também estamos
tentando constantemente desenvolver na rotina do Cieja. A visita foi ótima, nos rendeu muitas reflexões e
possibilidades de futuros trabalhos nesta perspectiva da qualidade social da
educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário