28 de maio de 2015

Ressignificando o Currículo no Cieja.

As aulas de ciências da natureza no Cieja Itaquera são experiências únicas e os educandos aprendem na prática do conteúdo em movimento.

Profº Osmar e os educandos do Mód IV B. Reaproveitamento do óleo, confecção de sabão.



Oficina de Dama .

Food Revolution Cieja.

A equipe de merendeiras do Cieja Itaquera mais uma vez arrasou na elaboração de uma receita diferente com ingredientes do cotidiano. O food Revolution já é um sucesso entre os educandos e os pratos são surpreendentes.

Maria Alice, Danuzia e Neide. Macarrão ao forno com frios.


Cida, Alessandra e Valéria. Com o delicioso patê de sardinha.

 

O remédio mais eficiente.Visita a nossa querida aluna Juliana Caroline.

Nossos educandos foram visitar nossa aluna Juliana Caroline do
mód IV E, contamos também com a presença da AVE Márcia e do Profº Renato.
 
 
 Juliana
 está se recuperendo e adorou a visita. Sua família preparou um delicioso café e todos nós estamos aguardando sua volta.

Dia do desafio

No dia 27/05/2015 a proposta foi movimentar o corpo e estimular a pratica de exercícios fisícos com o DIA DO DESAFIO no Cieja Itaquera.Toda comunidade escolar participou e aprovou o movimento.



 

14 de maio de 2015

Educação Física no Cieja


Começamos o mês de abril com força total. Recebemos a Professora Priscyla de Educação Física que veio somar ao grupo com sua experiência na área.
O trabalho de educação Física tem como objetivo promover a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais, possibilitando o trabalho com a timidez, a autoestima, o convívio e o conhecimento do corpo, assim como as relações interpessoais necessárias ao desenvolvimento da cidadania. 


Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento. Criar condições para que os alunos apreciem e desfrutem de eventos e manifestações culturais. Usufruir o tempo livre de lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida. 



Aprender a aproveitar o período de lazer para a ampliação das relações interpessoais dentro da comunidade. A partir do conhecimento sobre o corpo, a formar de hábitos de cuidado pessoal, para a melhoria da qualidade de vida e no seu bem-estar.




13 de maio de 2015

Você gostaria de aprender a jogar xadrez?



Você conhece os benefícios e a importância de aprender a jogar xadrez?

  • Trabalha e potencializa sua concentração.
  • Desenvolve o pensamento lógico e a criatividade.
  • Auxilia na resolução de situações-problema e no auto-controle.
  • Colabora de forma favorável nas relações humanas através do respeito e compreensão de regras.

Suas múltiplas virtudes contribuem para a formação de melhores cidadãos e ajuda na aprendizagem.Você ainda pode usar as oficinas de xadrez para reposição de aulas e compor seus extra-classes.
Participe: todas as sextas-feiras das 10:00 as 11:30.



A ARTE TOMA CONTA DAS AULAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CIEJA.


Nas aulas de Linguagens e Códigos os educandos tem a oportunidade de apropriar-se de varias formas de expressões e conhecer o trabalho de variados artistas.Neste bimestre conheceram as obras da modernista Tarsila do Amaral e do contemporâneo Romero Brito.


 Através destas oficinas nossos educandos compreenderam as diferentes formas de expressão e reconheceram que as obras podem ser acessíveis na produção de releituras e na comercialização em grande de produtos de uso cotidiano.

Obras de Tarsila do Amaral: O Vendedor de Frutas, A Cuca e o Abaporu. 

PROJETO MULHER ESPECIAL


A importância da mulher e seu papel na sociedade foi discutida por todos educandos em grupo com a mediação dos professores da área de Linguagens e Códigos. O grupo também buscou inspiração nas mulheres especias presentes em  suas vidas.

O debate propiciou reflexões sobre gênero e preconceito sofrido por essas mulheres, e sobre como combatê-los.


30 de abril de 2015

O desafio venceu o medo



Em nossa escola estão matriculados 120 alunos com necessidades especiais. Na reunião de planejamento do inicio do ano letivo a Diretora da Unidade Sra. Merci propôs um passeio para o Zoológico envolvendo todos os discentes – Já é uma prática da Unidade proporcionar passeios aos alunos. Sabíamos da responsabilidade deste, mas todos se dispuseram a enfrentar o desafio. Reservamos dois ônibus e preparamos a divulgação do evento.


Em apenas dois dias lotamos os dois ônibus e ficamos com uma longa lista de espera – Fruto da confiança dos pais em nosso trabalho. Neste momento contamos com a parceria da DRE-Itaquera na figura dos Senhores  Wilson e Ronaldo   que gentilmente remanejaram um ônibus reservado para outro passeio futuro, para que pudéssemos atender a demanda.


De imediato entramos em contato com o setor de agendamento do Zoológico – SP para alterar o número de visitantes.

O desafio estava apenas começando, preparar listas, crachás, providenciar cópias de laudos, etc. A diretora da Unidade entrou em contato com todos os condutores do transporte gratuito (Vai e Volta) e com a parceria de todos garantiu o transporte da sua residência até a escola e o seu retorno da escola ao seu lar. Oitenta e sete alunos com necessidades especiais, entre eles oito cadeirantes, um cego e trinta e quatro alunos que demonstraram interesse em participar da visita.

O desafio estava posto. Como mobilizar a equipe para acompanhar esses alunos e manter a unidade em funcionamento?

Dois coordenadores, dois auxiliares de vida escolar, cinco professores, quatro agentes escolares, dois estagiários e um ex-aluno condutor Sr. Adilson (voluntário) acompanharam o grupo. Uma grande força tarefa com alguns familiares para embarcar e desembarcar os cadeirantes no veículo. 

Havia ainda outro problema. A previsão do Climatempo apontava para um dia chuvoso – outra preocupação. 

Não choveu o que vimos foi muito brilho nos olhos. 

Observando as imagens é evidente a alegria de todos: colaboradores e alunos.
Foi um dia especial que reforça a necessidade que temos de nos humanizar, de praticar a solidariedade e o amor ao próximo.










 O Cieja-Itaquera vem trabalhando incessantemente para tornar-se uma escola inclusiva, garantindo a todos uma permanência com qualidade.

O desafio tem vencido nossos medos. Gratidão a todos, sempre!











Currículo promotor de autonomia


Este ano nosso projeto especial de ação fala sobre ressignificação de currículo e pedagogia de trabalho por projetos, ou seja, construção coletiva de um caminho pedagógico que busca a participação efetiva dos educandos e que valoriza seus saberes e a diversidade cultural.
Estamos estudando o tema e concordamos que conhecer uma unidade educacional que trabalha nesta perspectiva com seus educandos e com a comunidade escolar seria uma oportunidade impar de reconhecer praticas inovadoras e trocar experiências sobre a experiência do trabalho por projetos.
Na reunião pedagógica de 17 de abril de 2015, mobilizamos os professores e funcionários para uma visita a EMEF Des. Amorim Lima na DRE Butantã, foi uma experiência única e enriquecedora, fomos recepcionados por alunos da unidade que nos apresentaram toda escola e o esquema de roteiros que os educandos seguem em seu processo de ensino-aprendizagem. Nossos professores fizeram muitas perguntas e observaram que algumas estratégias de ensino nós podemos adotar para o currículo do Cieja Itaquera, como por exemplo: a interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e a forma como as aulas são estruturadas, promovendo autonomia e espírito investigativo.
A escola Amorim Lima oferece também projetos diversificados de dança, lutas, artesanato, entre outros que propiciam uma vivência cultural e social fundamental aos seus educandos e isto é o que nós também estamos tentando constantemente desenvolver na rotina do Cieja. A visita foi ótima, nos rendeu muitas reflexões e possibilidades de futuros trabalhos nesta perspectiva da qualidade social da educação.




15 de abril de 2015

Crise hídrica

Com a crise hídrica instalada, este assunto foi pontuado nas aulas de Ciências da Natureza com o propósito de conhecer o que os alunos sabiam sobre o tema e o que poderíamos contribuir para o desenvolvimento do consumo consciente.

Os alunos não entendiam se o problema de falta de água decorria apenas pela ausência de chuvas ou se havia outros complicadores.
E como a cidade ficava alagada com as chuvas enquanto as represas mantinham o nível baixo.

A partir destes questionamentos foi possível criar uma interação com o tema, na ocasião os professores explicaram como foi formado o sistema Cantareira (um dos principais sistemas que abastecem a cidade) e como a estiagem e a falta de investimentos vêm castigando toda a população que depende do Cantareira.
Para concluir os professores exibiram filmes sobre a temática e instigaram os alunos ao debate.

Após muitas rodas de conversas, foram gravados depoimentos em vídeos, produção de textos e frases que passaram a fazer parte dos móbiles espalhados pelo pátio (estes produzidos pelos alunos do Grêmio). 

Saímos do debate com a certeza de que todos estão conscientes da real necessidade de mudar hábitos de consumo deste bem tão precioso.

13 de abril de 2015

Projeto Identidade

CIÊNCIAS HUMANAS – MÓDULO III – 1º BIMESTRE
Por Profº Marcos Vitorino

O projeto teve como objetivo perceber a identidade enquanto um processo de formação contínua, que traz elementos psíquicos, culturais, sociais.
Busca compreender que cada um de nós é um ser único, repleto de especificidades, mas também com características de identificação com determinados grupos e reconhecer-se enquanto membro pertencente a um grupo regional, com suas características próprias e de um grupo maior, ou seja, pertencente ao povo brasileiro.
E dessa forma conhecer aspectos culturais, econômicos, políticos e físicos do Brasil.
 O tema veio de encontro com as propostas curriculares de História e Geografia para os 6º e 7º anos
Também vimos a necessidade de contextualizar indivíduo e identidade como parte de um todo social em constante desenvolvimento e transformação.
Buscamos elevar a autoestima enquanto indivíduo e enquanto brasileiro, percebendo a riqueza de nossa cultura, da nossa gente, das nossas potencialidades etc.
O trabalha desenvolveu-se com aulas teóricas de leitura e interpretação de textos e imagens, apresentação de vídeos, trabalhos em grupos com cartazes, seminários, culinária etc.