" A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar". Eugênio Cunha
28 de maio de 2015
Food Revolution Cieja.
14 de maio de 2015
Educação Física no Cieja
Começamos o mês de abril com força total. Recebemos a Professora Priscyla de Educação Física que veio somar ao grupo com sua experiência na área.
O trabalho de educação Física tem como objetivo promover a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais, possibilitando o trabalho com a timidez, a autoestima, o convívio e o conhecimento do corpo, assim como as relações interpessoais necessárias ao desenvolvimento da cidadania.
Valorizar, apreciar e desfrutar dos benefícios advindos da cultura corporal de movimento. Criar condições para que os alunos apreciem e desfrutem de eventos e manifestações culturais. Usufruir o tempo livre de lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida.
Aprender a aproveitar o período de lazer para a ampliação das relações interpessoais dentro da comunidade. A partir do conhecimento sobre o corpo, a formar de hábitos de cuidado pessoal, para a melhoria da qualidade de vida e no seu bem-estar.
13 de maio de 2015
Você gostaria de aprender a jogar xadrez?
- Trabalha e potencializa sua concentração.
- Desenvolve o pensamento lógico e a criatividade.
- Auxilia na resolução de situações-problema e no auto-controle.
- Colabora de forma favorável nas relações humanas através do respeito e compreensão de regras.
Suas múltiplas virtudes contribuem para a formação de melhores cidadãos e ajuda na aprendizagem.Você ainda pode usar as oficinas de xadrez para reposição de aulas e compor seus extra-classes.
Participe: todas as sextas-feiras das 10:00 as 11:30.
A ARTE TOMA CONTA DAS AULAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CIEJA.
Obras de Tarsila do Amaral: O Vendedor de Frutas, A Cuca e o Abaporu. |
PROJETO MULHER ESPECIAL
A importância da mulher e seu papel na sociedade foi discutida por todos educandos em grupo com a mediação dos professores da área de Linguagens e Códigos. O grupo também buscou inspiração nas mulheres especias presentes em suas vidas.
30 de abril de 2015
O desafio venceu o medo
Em nossa escola estão matriculados 120 alunos com necessidades especiais. Na reunião de planejamento do inicio do ano letivo a Diretora da Unidade Sra. Merci propôs um passeio para o Zoológico envolvendo todos os discentes – Já é uma prática da Unidade proporcionar passeios aos alunos. Sabíamos da responsabilidade deste, mas todos se dispuseram a enfrentar o desafio. Reservamos dois ônibus e preparamos a divulgação do evento.
Em apenas dois dias lotamos os dois ônibus e ficamos com uma longa lista de espera – Fruto da confiança dos pais em nosso trabalho. Neste momento contamos com a parceria da DRE-Itaquera na figura dos Senhores Wilson e Ronaldo que gentilmente remanejaram um ônibus reservado para outro passeio futuro, para que pudéssemos atender a demanda.
De imediato entramos em contato com o setor de agendamento do Zoológico – SP para alterar o número de visitantes.
O desafio estava apenas começando, preparar listas, crachás, providenciar cópias de laudos, etc. A diretora da Unidade entrou em contato com todos os condutores do transporte gratuito (Vai e Volta) e com a parceria de todos garantiu o transporte da sua residência até a escola e o seu retorno da escola ao seu lar. Oitenta e sete alunos com necessidades especiais, entre eles oito cadeirantes, um cego e trinta e quatro alunos que demonstraram interesse em participar da visita.
O desafio estava posto. Como
mobilizar a equipe para acompanhar esses alunos e manter a unidade em funcionamento?
Dois coordenadores, dois auxiliares
de vida escolar, cinco professores, quatro agentes escolares, dois estagiários
e um ex-aluno condutor Sr. Adilson (voluntário) acompanharam o grupo. Uma
grande força tarefa com alguns familiares para embarcar e desembarcar os
cadeirantes no veículo.
Havia ainda outro problema. A previsão do Climatempo
apontava para um dia chuvoso – outra preocupação.
Não choveu o que vimos foi
muito brilho nos olhos.
Observando as imagens é
evidente a alegria de todos: colaboradores e alunos.
Foi um dia especial que
reforça a necessidade que temos de nos humanizar, de praticar a solidariedade e
o amor ao próximo.
O Cieja-Itaquera vem trabalhando incessantemente para tornar-se uma escola inclusiva, garantindo a todos uma permanência com qualidade.
O desafio tem vencido nossos medos. Gratidão a todos, sempre!
Currículo promotor de autonomia
Este ano nosso projeto especial de ação fala sobre
ressignificação de currículo e pedagogia de trabalho por projetos, ou seja,
construção coletiva de um caminho pedagógico que busca a participação efetiva
dos educandos e que valoriza seus saberes e a diversidade cultural.
Estamos estudando o tema e concordamos que conhecer uma
unidade educacional que trabalha nesta perspectiva com seus educandos e com a
comunidade escolar seria uma oportunidade impar de reconhecer praticas inovadoras
e trocar experiências sobre a experiência do trabalho por projetos.
Na reunião pedagógica de 17 de abril de 2015, mobilizamos os
professores e funcionários para uma visita a EMEF Des. Amorim Lima na DRE
Butantã, foi uma experiência única e enriquecedora, fomos recepcionados por
alunos da unidade que nos apresentaram toda escola e o esquema de roteiros que
os educandos seguem em seu processo de ensino-aprendizagem. Nossos professores
fizeram muitas perguntas e observaram que algumas estratégias de ensino nós
podemos adotar para o currículo do Cieja Itaquera, como por exemplo: a
interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e a forma como
as aulas são estruturadas, promovendo autonomia e espírito investigativo.
A escola Amorim Lima oferece também projetos diversificados
de dança, lutas, artesanato, entre outros que propiciam uma vivência cultural e
social fundamental aos seus educandos e isto é o que nós também estamos
tentando constantemente desenvolver na rotina do Cieja. A visita foi ótima, nos rendeu muitas reflexões e
possibilidades de futuros trabalhos nesta perspectiva da qualidade social da
educação.
15 de abril de 2015
Crise hídrica
Com a crise hídrica instalada, este assunto foi pontuado nas aulas
de Ciências da Natureza com o propósito de conhecer o que os alunos sabiam
sobre o tema e o que poderíamos contribuir para o desenvolvimento do
consumo consciente.
Os alunos não
entendiam se o problema de falta de água decorria apenas pela ausência de
chuvas ou se havia outros complicadores.
E como a cidade
ficava alagada com as chuvas enquanto as represas mantinham o nível baixo.
A partir destes questionamentos foi possível criar uma interação com o tema, na ocasião os
professores explicaram como foi formado o sistema Cantareira (um dos principais
sistemas que abastecem a cidade) e como a estiagem e a falta de investimentos
vêm castigando toda a população que depende do Cantareira.
Para concluir os professores exibiram filmes sobre a temática e instigaram os alunos ao debate.
Após muitas rodas
de conversas, foram gravados depoimentos em vídeos, produção de textos e frases
que passaram a fazer parte dos móbiles espalhados pelo pátio (estes produzidos
pelos alunos do Grêmio).
Saímos do debate com a certeza de que todos estão conscientes da real necessidade de mudar hábitos de consumo deste bem tão precioso.
13 de abril de 2015
Projeto Identidade
CIÊNCIAS HUMANAS –
MÓDULO III – 1º BIMESTRE
Por Profº Marcos Vitorino
Busca compreender que cada um de nós é um ser único, repleto de especificidades,
mas também com características de identificação com determinados grupos e reconhecer-se enquanto membro pertencente a um grupo
regional, com suas características próprias e de um grupo maior, ou seja,
pertencente ao povo brasileiro.
E dessa forma conhecer aspectos culturais, econômicos, políticos e
físicos do Brasil.
O tema veio de encontro com as propostas curriculares de
História e Geografia para os 6º e 7º anos
Também vimos a necessidade de contextualizar indivíduo e
identidade como parte de um todo social em constante desenvolvimento e
transformação.
Buscamos elevar a autoestima enquanto indivíduo e enquanto
brasileiro, percebendo a riqueza de nossa cultura, da nossa gente, das nossas potencialidades
etc.
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