13 de maio de 2015

A ARTE TOMA CONTA DAS AULAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CIEJA.


Nas aulas de Linguagens e Códigos os educandos tem a oportunidade de apropriar-se de varias formas de expressões e conhecer o trabalho de variados artistas.Neste bimestre conheceram as obras da modernista Tarsila do Amaral e do contemporâneo Romero Brito.


 Através destas oficinas nossos educandos compreenderam as diferentes formas de expressão e reconheceram que as obras podem ser acessíveis na produção de releituras e na comercialização em grande de produtos de uso cotidiano.

Obras de Tarsila do Amaral: O Vendedor de Frutas, A Cuca e o Abaporu. 

PROJETO MULHER ESPECIAL


A importância da mulher e seu papel na sociedade foi discutida por todos educandos em grupo com a mediação dos professores da área de Linguagens e Códigos. O grupo também buscou inspiração nas mulheres especias presentes em  suas vidas.

O debate propiciou reflexões sobre gênero e preconceito sofrido por essas mulheres, e sobre como combatê-los.


30 de abril de 2015

O desafio venceu o medo



Em nossa escola estão matriculados 120 alunos com necessidades especiais. Na reunião de planejamento do inicio do ano letivo a Diretora da Unidade Sra. Merci propôs um passeio para o Zoológico envolvendo todos os discentes – Já é uma prática da Unidade proporcionar passeios aos alunos. Sabíamos da responsabilidade deste, mas todos se dispuseram a enfrentar o desafio. Reservamos dois ônibus e preparamos a divulgação do evento.


Em apenas dois dias lotamos os dois ônibus e ficamos com uma longa lista de espera – Fruto da confiança dos pais em nosso trabalho. Neste momento contamos com a parceria da DRE-Itaquera na figura dos Senhores  Wilson e Ronaldo   que gentilmente remanejaram um ônibus reservado para outro passeio futuro, para que pudéssemos atender a demanda.


De imediato entramos em contato com o setor de agendamento do Zoológico – SP para alterar o número de visitantes.

O desafio estava apenas começando, preparar listas, crachás, providenciar cópias de laudos, etc. A diretora da Unidade entrou em contato com todos os condutores do transporte gratuito (Vai e Volta) e com a parceria de todos garantiu o transporte da sua residência até a escola e o seu retorno da escola ao seu lar. Oitenta e sete alunos com necessidades especiais, entre eles oito cadeirantes, um cego e trinta e quatro alunos que demonstraram interesse em participar da visita.

O desafio estava posto. Como mobilizar a equipe para acompanhar esses alunos e manter a unidade em funcionamento?

Dois coordenadores, dois auxiliares de vida escolar, cinco professores, quatro agentes escolares, dois estagiários e um ex-aluno condutor Sr. Adilson (voluntário) acompanharam o grupo. Uma grande força tarefa com alguns familiares para embarcar e desembarcar os cadeirantes no veículo. 

Havia ainda outro problema. A previsão do Climatempo apontava para um dia chuvoso – outra preocupação. 

Não choveu o que vimos foi muito brilho nos olhos. 

Observando as imagens é evidente a alegria de todos: colaboradores e alunos.
Foi um dia especial que reforça a necessidade que temos de nos humanizar, de praticar a solidariedade e o amor ao próximo.










 O Cieja-Itaquera vem trabalhando incessantemente para tornar-se uma escola inclusiva, garantindo a todos uma permanência com qualidade.

O desafio tem vencido nossos medos. Gratidão a todos, sempre!











Currículo promotor de autonomia


Este ano nosso projeto especial de ação fala sobre ressignificação de currículo e pedagogia de trabalho por projetos, ou seja, construção coletiva de um caminho pedagógico que busca a participação efetiva dos educandos e que valoriza seus saberes e a diversidade cultural.
Estamos estudando o tema e concordamos que conhecer uma unidade educacional que trabalha nesta perspectiva com seus educandos e com a comunidade escolar seria uma oportunidade impar de reconhecer praticas inovadoras e trocar experiências sobre a experiência do trabalho por projetos.
Na reunião pedagógica de 17 de abril de 2015, mobilizamos os professores e funcionários para uma visita a EMEF Des. Amorim Lima na DRE Butantã, foi uma experiência única e enriquecedora, fomos recepcionados por alunos da unidade que nos apresentaram toda escola e o esquema de roteiros que os educandos seguem em seu processo de ensino-aprendizagem. Nossos professores fizeram muitas perguntas e observaram que algumas estratégias de ensino nós podemos adotar para o currículo do Cieja Itaquera, como por exemplo: a interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e a forma como as aulas são estruturadas, promovendo autonomia e espírito investigativo.
A escola Amorim Lima oferece também projetos diversificados de dança, lutas, artesanato, entre outros que propiciam uma vivência cultural e social fundamental aos seus educandos e isto é o que nós também estamos tentando constantemente desenvolver na rotina do Cieja. A visita foi ótima, nos rendeu muitas reflexões e possibilidades de futuros trabalhos nesta perspectiva da qualidade social da educação.