25 de junho de 2015

O currículo em cena !


Sem a pretensão de transformar a nossa prática pedagógica cotidiana em um evento, reunimos as produções das temáticas trabalhadas no 1º bimestre com os educandos e as retiramos da sala de aula.


O Currículo contemplou temas como: identidade, gênero ,violência doméstica, o papel da mulher na sociedade, preconceito e sexualidade; e os professores e educandos colocaram em cena suas percepções e atividades trabalhadas no dia a dia.

Professores no processo de preparação da exposição.
Este momento propiciou aos educandos a oportunidade de conhecer a produção de outros colegas, trocaram experiências, debateram sobre a maioridade penal, sustentabilidade, cantaram paródias,apresentaram teatro e jograis.

Sr. Luis entrevistando Gaia.





Grupo de teatro, peça: a hora da estrela de Clarice Lispector


Dinâmica: A fuga dos quadrados


Com o objetivo de sensibilizar o grupo docente para percepção das diversas dificuldades dos nossos educandos e para desenvolver a alteridade. A equipe foi dividida em três grupos: cegos,surdos e deficientes físicos.


A proposta era o trabalho coletivo, os mudos tinham a missão de comunicar aos deficientes físicos as orientações sobre como os cegos deveriam ajudá-los no transporte, pois o objetivo era juntar todas as equipes em um único quadrado, o dos mudos.


Ao final o grupo todo se surpreendeu com o resultado da dinâmica, fizemos uma roda de conversa em que todos puderam falar sobres suas limitações e sobre como se sentiram ao estar no papel do outro. Foi um momento muito importante e produtivo para toda a comunidade escolar.

24 de junho de 2015

Experiência sobre racismo.


video

O vídeo acima mostra uma falsa entrevista para comercial de TV na Lituânia. Um candidato negro pede para as pessoas que estão também participando da seleção, para traduzirem uma postagem em seu Facebook. O material serve para boas reflexões em sala de aula.

A história da arte através de um criativo videoclip