26 de junho de 2015

Colorido nas aulas dos módulos I e II


Alunos dos módulos I e II orgulhosos de apresentarem suas produções, fruto das discussões nas aulas com as temáticas sobre gênero, moradia e sustentabilidade.

Fábio
Renato

O desafio da inclusão em todos os módulos.


Desde o início do ano letivo, temos trabalhado na direção de oferecer aos nosso alunos com deficiências a superação de seus limites, ou que lhe foi colocado como limites. Fabio está matriculado no módulo II (referente ao 4º e 5ºano) com a Professora Lourdes.


O aluno vítima de tetraplegia, paralisia cerebral e deficiência mental, está sendo estimulado a utilizar lápis ou pincel com engrossador na boca para alfabetizar-se ou expressar através da pintura ou desenhos seus sentimentos.
Estamos ainda no começo, mas com muitos avanços. Mérito da Professora Lourdes, Sara estagiária do Cefai e do próprio Fábio que é muito dedicado.


25 de junho de 2015

Um dia da família diferente.


Este é mesmo o nosso slogan e neste dia toda a comunidade escolar do Cieja teve a oportunidade de mostrar seus talentos e serviços no evento: "EU FAÇO EU MOSTRO" e também pudemos ouvir um pouco mais sobre Relações Étnico Raciais e Indígena com o Profº Luiz do Memorial do Ensino Municipal.


Nossos educandos e familiares mostraram seus talentos e divulgaram seus serviços para toda a comunidade.






Festa Junina na Comunidade Cieja

Nossa quadrilha inclusiva.

A festa junina no Cieja Itaquera é tradicionalmente divertida e propicia muita alegria para todos educandos e seus familiares.Neste dia todos puderam participar das brincadeiras, tentar a sorte no bingo e se deliciar com um belo lanche.

 Este dia é muito marcante para todos nós e fazemos questão de que todos possam participar. Os professores realizam doações para o famoso bingo com prêmios especiais,temos também a colaboração dos próprios educandos na arrecadação de prendas para as brincadeiras.

Nosso Bingo lotado.

Só temos que agradecer a todos que tornam este dia inesquecível!


O currículo em cena !


Sem a pretensão de transformar a nossa prática pedagógica cotidiana em um evento, reunimos as produções das temáticas trabalhadas no 1º bimestre com os educandos e as retiramos da sala de aula.


O Currículo contemplou temas como: identidade, gênero ,violência doméstica, o papel da mulher na sociedade, preconceito e sexualidade; e os professores e educandos colocaram em cena suas percepções e atividades trabalhadas no dia a dia.

Professores no processo de preparação da exposição.
Este momento propiciou aos educandos a oportunidade de conhecer a produção de outros colegas, trocaram experiências, debateram sobre a maioridade penal, sustentabilidade, cantaram paródias,apresentaram teatro e jograis.

Sr. Luis entrevistando Gaia.





Grupo de teatro, peça: a hora da estrela de Clarice Lispector


Dinâmica: A fuga dos quadrados


Com o objetivo de sensibilizar o grupo docente para percepção das diversas dificuldades dos nossos educandos e para desenvolver a alteridade. A equipe foi dividida em três grupos: cegos,surdos e deficientes físicos.


A proposta era o trabalho coletivo, os mudos tinham a missão de comunicar aos deficientes físicos as orientações sobre como os cegos deveriam ajudá-los no transporte, pois o objetivo era juntar todas as equipes em um único quadrado, o dos mudos.


Ao final o grupo todo se surpreendeu com o resultado da dinâmica, fizemos uma roda de conversa em que todos puderam falar sobres suas limitações e sobre como se sentiram ao estar no papel do outro. Foi um momento muito importante e produtivo para toda a comunidade escolar.

24 de junho de 2015

Experiência sobre racismo.



O vídeo acima mostra uma falsa entrevista para comercial de TV na Lituânia. Um candidato negro pede para as pessoas que estão também participando da seleção, para traduzirem uma postagem em seu Facebook. O material serve para boas reflexões em sala de aula.

A história da arte através de um criativo videoclip